Qual Médico Pode Receitar Remédio Para Emagrecer Já Parou Para Se Perguntar!

Já parou para pensar qual medico pode receitar remedio para emagrecer e não chegou a nenhuma conclusão? Isso acontece todo dia e a realidade é que muitos acreditam que vários profissionais podem fazer isso.

Será que um profissional formado em nutrição pode receitar remédio ou isso fica a cargo do endocrinologista? Além disso, um outro profissional, como clínico geral e gastro, podem receitar remédios para perder peso?

A resposta para essa pergunta depende de muitos fatores e a proposta do texto é responder essa pergunta. Dessa forma, a seguir confira qual medico pode receitar remedio para emagrecer e os pontos de atenção com isso.

Qual médico pode receitar remédio para emagrecer com segurança?

Qual Médico Pode Receitar Remédio Para Emagrecer Já Parou Para Se Perguntar!

Em primeiro lugar, quem pode receitar medicamentos é o endocrinologista, porque é o especialista em alterações e desequilíbrios hormonais. Portanto, é o responsável por estudar também o metabolismo e se está equilibrado.

A endocrinologia é uma especialidade médica que efetua o diagnóstico e o tratamento das doenças inerentes às alterações em relação aos hormônios. Para isso, saiba que o endocrinologista é o mesmo por solicitar os exames.

Isso, no entanto, não é tudo, porque também é possível receitar medicamentos e os nutrólogos também têm esse poder. No caso do endocrinologista, saiba que ele pode tratar uma série de problemas, como:

  • Andropausa, colesterol e diabetes;
  • Distúrbios da menstruação, da puberdade e da hipófise; 
  • Doenças da hipófise e excesso de pelos;
  • Obesidade e osteoporose;
  • Reposição hormonal da menopausa;
  • Tireoide.

O nutrólogo, por sua vez, é o médico que possui especialização em Nutrologia Funcional, ou seja, é o responsável por pesquisar o impacto que os nutrientes possuem no organismo e por isso é especialista em nutrologia.

Essa especialidade faz a avaliação dos benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes. Por consequência disso, consegue ajudar a manter a saúde e também reduzir os riscos de vir a ter várias doenças.

O nutrólogo faz o diagnóstico, previne e trata doenças relacionadas à falta ou mesmo excesso destes nutrientes. Ao mesmo tempo, consegue tratar pessoas obesas, hipertensas e diabéticas, por exemplo.

Os nutricionistas não podem receitar medicamentos, pois sua função é de auxiliar no emagrecimento. Como já citado, isso fica a cargo dos endocrinologistas e dos nutrólogos.

Agora que você entendeu qual medico pode receitar remedio para emagrecer, é preciso prosseguir. Desse modo, confira a seguir as vantagens e desvantagens de optar por esse tipo de tratamento. 

Vantagens

Há casos em que as pessoas pensam em remédios e se pegam pensando em cada vantagem que traz. Muitas são sentidas, porém três se destacam ainda mais e merecem ser citadas através deste texto, abaixo veja quais são elas:

  • Rapidez para emagrecer– Por conter uma fórmula poderosa, saiba que dá para perder peso e o principal é que em pouco tempo. Contudo, a melhor opção disponível é se atentar ao que o médico indica a todos.
  • Possibilidade de manipular os medicamentos– ao ter como você manipular, o médico tem como passar uma fórmula ainda mais efetiva. Em outras palavras, é o que garante mais eficiência à perda de peso.
  • Uso por tempo limitado– ninguém toma fórmula para o resto da vida, ou seja, o uso pelo tempo certo garante que não faça mal a você. Por isso, a melhor opção disponível é usar com critério para ter sucesso. 

As vantagens dos medicamentos podem fazer você pensar que compensam, mas talvez essa não seja a visão certa. Para mostrar esse fato, o próximo tópico trata disso e faz as pessoas pensarem se compensa ou não esse fato.

Desvantagens

Sabe quando você pensa se compensa ou não tomar fórmulas para perder peso e não chega a uma conclusão? Para mostrar as desvantagens de você tomar alguns medicamentos, abaixo confira três exemplos disso:

  • Remédios fortes– por conter uma fórmula com componentes que exigem cuidado, é preciso consumir com muito cuidado. Pense bem no que o médico fala e veja se compensa ou não, porque requer atenção.
  • Efeito rebote– os efeitos colaterais exigem que você reflita sobre se o consumo é ideal para o seu caso ou não. Se a resposta for positiva, tome com cuidado e você irá sentir os efeitos positivos que traz. 
  • Ganho de peso após a parada– esse fato acontece na maioria dos casos e as pessoas sentem um ganho de peso rápido após esse fato. Ao se atentar a essa questão, acredite: muitas pessoas deixam de tomar. 

Agora que você entendeu as vantagens e desvantagens, é primordial pensar se serve ou não para a sua opção. Por consequência disso, o nosso time preparou um texto para explicar os detalhes para você pensar melhor, nas melhores maneiras de você emagrecer de forma saudável.

Resumo

Com todas as informações mostradas, acredite: a perda de peso é uma escolha e acontece de muitas maneiras. Alguns fazem esporte e emagrecem, outros fazem dieta e perdem peso, enquanto tem quem tome remédio e consiga.

Percebeu do que se trata o processo de emagrecimento? Você entendeu qual medico pode receitar remedio para emagrecer e viu as vantagens, desvantagens e agora sabe bem o que te auxilia a atingir esse objetivo.