O que é uma alimentação a base de plantas 8 benefícios que você pode encontrar

Então, você não vai emagrecer sabe por que? Você está pensando em fazer sempre 1001 dietas, e no final acaba que você não faz nada, e apenas perde seu precioso tempo, fazendo alguma coisa que nunca vai te gerar resultados.

Sim, isso é o que muitas pessoas acabam fazendo todo santo dia, durante varias semanas para no final perceber que, não conseguiu entrar naquela roupa que tanto sonhava ou até mesmo, receber aquele tão sonhado elogio; você está bonita!

Diferente, do que você pode acabar encontrando por ai navegando na internet, a melhor alternativa para chegar no resultado que você está buscando, é começar com uma alimentação saudável, e focada em melhor o metabolismo do seu corpo.

Agora, o que pouco é se falado ou quase impossível de você encontrar, é conteúdos mostrando que uma ótima alternativa, que pode se encaixar como um bom planejamento alimentar, é a dieta Low Carb.

E claro, se você leu tudo isso é quer saber mais sobre a dieta e entender como fazer, você pode navegar por milhares de site, onde cada um vai te contar um pedacinho sobre a Low Carb.

Entretanto, você vai acabar ficando a “ver navios” se você lembra desse ditado popular, sabe o que é.

Mas é claro, se você quiser evitar toda essa trabalheira, eu separei gratuitamente para você um guia simples e pratico explicando tudo sobre a Low Carb.

Logo, o seu único trabalho aqui vai ser apenas clicar no banner acima, e baixar gratuitamente esse guia super completo e totalmente prático.

Em que, você vai encontrar dicas super praticas, receitas simples e um passo a passo super detalhado sobre a Low Carb.

O que é uma alimentação a base de plantas? 8 benefícios que você pode encontrar

Entender o que é uma alimentação a base de plantas é mais simples quando você descobre que se trata de ingerir alimentos de origem vegetal. Além disso, trata-se da limitação e até eliminação de fontes animais de alimentação.

Fontes de proteínas de origem animal são limitadas e até eliminadas, de acordo com a pessoa. Ao mesmo tempo, alimentos integrais, in natura, frutas, verduras, grãos, castanhas, legumes e verduras são ingeridos.

Saber o que é uma alimentação à base de plantas é entender que você pode balancear a alimentação entre alimentos vegetais e integrais. Dessa forma, confira a seguir do que se trata e tenha todos os detalhes. 

Exemplos sobre o que é uma alimentação a base de plantas

Ao se alimentar com plantas, acredite: você fornece ao seu corpo vitaminas, minerais, fibras, compostos bioativos e antioxidantes. No entanto, existem quatro tipos de dietas mais comuns, são elas: 

Dieta Mediterrânea

Dieta Mediterrânea

Esse tipo de cardápio é muito comum no mediterrâneo e consiste em se alimentar em frutas, vegetais, castanhas, legumes, sementes e peixes. Perceba um fato: sim, o consumo de carne de origem animal é permitido.

A diferente, entretanto, é que se trata de peixes e a fonte de gordura se dá através do azeite de oliva. É possível consumir produtos lácteos e também ter baixo consumo de carne vermelha, desde que sejam fontes magras. 

Leia ainda: Isso Você não Sabia! O Que Pode Comer na Dieta Mediterrânea?

Dieta Nórdica Tradicional e Moderna

Dieta Nórdica Tradicional e Moderna

Trata-se de um cardápio comum nos países escandinavos, como por exemplo: Suécia, Noruega, Islândia e Finlândia. Portanto, opta-se por consumir repolhos, frutas vermelhas, legumes e raízes de fontes locais.

Ervas frescas, cogumelos nativos, grãos inteiros, nozes, peixes e frutos do mar estão incluídos. Por outro lado, evita-se consumir carne vermelha em grandes quantidades, mas animais de caça, frangos caipiras e porcos selvagens estão permitidos com moderação. 

Dieta Vegetariana

Dieta Vegetariana

Bastante comum atualmente, a dieta vegetariana tem muitas variações e todas estão incluídas em uma dieta a base de plantas. Em outras palavras, a ovolactovegetariana, lactovegetariana, estrita e ovovegetariana fazem parte.

Conforme o tipo de dieta, limita-se o consumo de ovos e laticínios, então é importante prestar atenção. De qualquer maneira, lembre-se: é preciso consumir a maior quantidade de alimentos de origem natural. 

Dieta vegana 

Dieta vegana 

O veganismo nada mais é do que abolir o consumo de qualquer alimento de origem animal. Nesse contexto, proíbe-se consumir carnes, alimentos embutidos, leite, ovos e optasse por variações de origem vegetal.

Em uma dieta vegana, fabrica-se leite de amêndoas, hambúrguer de grão de bico, linguiça de soja, salsicha de berinjela, etc. Da mesma forma, o uso de qualquer item de origem animal é proibido para um vegano.

8 benefícios que você pode encontrar em uma alimentação a base de Plantas

8 benefícios que você pode encontrar em uma alimentação a base de Plantas

Agora que você aprendeu o que é uma alimentação a base de plantas, o próximo passo é descobrir os benefícios. Desse modo, oito deles se destacam e possibilitam que você tenha vantagens no seu dia a dia. 

Reduz o risco de doenças cardiovasculares 

Segundo uma pesquisa de Oxford, os veganos e vegetarianos possuem quase 30% a menos de chance de ter doenças cardíacas. Afinal, o consumo de gordura é reduzido e isso traz valias que o coração da pessoa possui. 

Diminui a chance de ter câncer 

De acordo com um jornal inglês chamado Cancer Prevention Reserach, o intestino se irrita com um composto presente na parte, chamado “ferro-heme”, ou seja, basta eliminar a carne da dieta e a pessoa diminui a chance de ter câncer. 

Previne do diabetes

Ao diminuir o consumo de alimentos processados, você passa a diminuir a chance de ter diabetes. Entretanto, é importante optar por carboidratos de lenta absorção, como encontrado nos alimentos integrais e na batata-doce. 

Traz consciência ambiental

Ao diminuir o consumo de carne de origem animal, automaticamente você passa a ter mais consciência ambiental e isso torna o mundo melhor. Além disso, você passa a criar uma horta em casa e isso aumenta as áreas verdes na cidade.

Uma filosofia de vida sustentável 

Ao se tornar uma pessoa ecologicamente sustentável, você passa a ter uma filosofia de vida melhor e pensar antes de consumir um alimento. Do mesmo modo, trata-se de descobrir novos sabores para colocar na sua alimentação. 

Reduz poluição 

As atividades ligadas à pecuária poluem muito, ou seja, a redução do consumo de carne auxilia a diminuir a poluição mundial.

Redução do sofrimento animal

Os alimentos são criados em condições de higiene e de vida insalubres, então reduzir o consumo de carne é primordial para diminuir o sofrimento animal.

Baixo custo financeiro

Por regra, a carne custa mais caro do que vegetais, legumes e cereais, certo? Saber o que é uma alimentação a base de plantas te faz economizar dinheiro e ter todas as vantagens que foram citadas ao longo deste texto.

Resumo

Portanto, ter uma alimentação a base de plantas pode te trazer muito mais do que benefícios; isso por que, você acaba tendo um padrão de vida mais saudável, onde nesse caso sua alimentação ficara entre os alimentos integrais, e os de origem vegetal.

Assim, onde você pode estar variando e até mesmo melhorando o seu cardápio, durante toda a semana.

Entretanto, é sempre bom lembrar que na hora de escolher os alimentos do seu cardápio, é sempre bom você se atentar ao planejamento alimentar que você escolheu para seguir.